Uma refém foi resgatada por um policial militar no município de Quixeramobim, 203 km de Fortaleza. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Um adolescente de 17 anos estava com uma faca no pescoço de sua namorada e disse que só negociaria com um sargento da PM, que foi seu professor em 2009.
Segundo a SSPDS, o sargento Cleonor Pereira foi instrutor do menor no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Após a chegada do PM, que estava de férias o adolescente conversou com o sargento. “O senhor lembra de mim? Eu fiz o Proerd com o senhor e ainda tenho muita consideração e respeito pelo senhor”, disse o rapaz.
Após alguns minutos, o menor se entregou e foi encaminhado à Delegacia Municipal de Quixeramobim. “Fiquei muito surpreso e emocionado, mesmo depois de tanto tempo aquela semente que plantamos no passado ainda permanece viva no coração desses garotos. É essa a missão do Proerd. Vai além de ensinar conteúdos. A gente passa confiança, respeito e autoridade. Eles sabem que podem confiar no instrutor. Como diz a canção do Proerd: existe um amigo que vai lhe ensinar...”, disse o policial.
O programa foi implantado no Ceará há 13 anos e já capacitou aproximadamente 500 mil alunos. O objetivo do projeto é formar jovens sobre os riscos do uso de drogas. As ações são feitas por policiais nas escolas. CNEWS
Nenhum comentário:
Postar um comentário