A campanha de vacinação contra a gripe acaba na proxima sexta-feira, 22, e o Ceará imunizou apenas 19% do público alvo. De acordo com o Ministério da Saúde,foram vacinadas 343.644 pessoas no Estado, enquanto a população prioritária total é de quase dois milhões. O resultado deixa o Ceará com o quatro pior índice do País.No Brasil, a imunização alcançou 30% do grupo prioritário.
A vacina, que protege contra os três subtipos de gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B), deve ser tomada, principalmente, por puérperas, idosos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, trabalhadores de saúde e indígenas. A 17ª Campanha Nacional começou no dia 4 de maio.
O Ministério da Saúde afirma que, após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, eritema e enrijecimento. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos costumam passar em 48 horas. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário