Conceder homenagens a personalidades que se destacaram e contribuíram para o desenvolvimento da cidade é uma das atividades parlamentares. Entretanto, em ano eleitoral, os objetivos de tais comendas podem ser desvirtuados em prol do beneficiamento de um ou outro possível candidato ao pleito, ainda que seja uma homenagem justa. Em um período de duas semanas, recentemente, quatro sessões solenes foram marcadas na Câmara Municipal para homenagear políticos que figuram no quadro eleitoral do Estado.
No dia 28 de maio, o secretário de Saúde Ciro Gomes (PROS) recebeu a mais alta comenda da Casa, a medalha Boticário Ferreira, em evento que reuniu amigos e aliados, inclusive o governador Cid Gomes (PROS). Na semana seguinte, no dia 2 de junho, foi a vez do presidente da Assembleia Legislativa e pré-candidato ao Governo, Zezinho Albuquerque (PROS), ganhar cidadania de Fortaleza, em atendimento a pedido de Gelson Ferraz (PRB).
Três dias depois, outro representante da família Ferreira Gomes, o deputado estadual Tin Gomes (PHS), também recebeu a medalha Boticário Ferreira. No dia seguinte, a ex-prefeita Luizianne Lins (PT) teria recebido a mesma comenda, mas o evento foi adiado em razão, segundo alegaram, de problemas de saúde da homenageada. O governador Cid Gomes também receberá a honraria e, segundo o vereador Elpídio Nogueira (PROS), autor do pedido, a medalha deverá ser concedida ao governador em agosto, em pleno período de campanha eleitoral.
De acordo com o presidente da Casa, o vereador Walter Cavalcante (PMDB), as comendas podem ser concedidas a qualquer tempo. "Uma homenagem, quando a Câmara faz, não quer saber se tem campanha eleitoral no meio. É uma homenagem dada às pessoas que contribuíram para o Município de Fortaleza", aponta. Ele afirma que quem define a data da entrega é o cerimonial da Casa, o vereador que concedeu e o homenageado.
"A medalha do Tin Gomes foi aprovada há muito tempo, e só agora ele quis receber. Quem escolhe é a pessoa homenageada", afirma. Ele argumenta ainda que, geralmente, os parlamentares costumam marcar homenagens no final de um período legislativo.
Também já foi aprovada na Casa, a pedido de José do Carmo (PSL), a outorga da medalha Boticário Ferreira ao atual prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PROS). Ainda tramita a concessão de título de cidadania ao pré-candidato à presidência Randolph Rodrigues (PSOL), a pedido de Toinha Rocha (PSOL), e a concessão de título de cidadã honorária à ex-secretária de Educação e pré-candidata ao Governo Izolda Cela (PROS), de autoria do Professor Gerôncio (PTdoB).
Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário