terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Campanha em defesa das vítimas de violência será lançada quinta-feira (30)

Na próxima quinta-feira (30), quando se celebra o Dia Internacional da Não Violência, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) lança campanha em defesa das vítimas de crimes violentos. O lançamento será às 15 horas, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com palestra da subsecretária de proteção às vítimas de violência do Distrito Federal, Valéria de Velasco, e apresentação do grupo teatral trupe Caba de Chegar, com o espetáculo As Lavadeiras. A ação permitirá divulgar os serviços do Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência (CRAVV), vinculado à Sejus.

A secretária da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, Mariana Lobo, que será mediadora da palestra, explica que o CRAVV é um programa do Governo do Estado que visa a consolidação dos direitos humanos, garantindo suporte psicológico, social e jurídico àqueles que sofrem danos causados pela violência. "O objetivo é amparar os parentes das vítimas a lidar com o trauma causado pela violência. O CRAVV busca concentrar os esforços em um só local, evitando que a pessoa tenha que ir a diversas instituições e cada vez contar a história novamente, sofrendo mais. A proposta é ter um encontrar o lugar certo para assistência e amparo das vítimas e parentes”, diz.

A campanha consiste em reforçar a atuação do CRAVV junto às instituições que direta ou indiretamente atendem vítimas de crimes violentos, tais como centros de referência, escolas, centros de mediação, entre outros. Esses espaços serão visitados e receberão material de divulgação, como cartazes e folders. A campanha abrangerá Fortaleza e municípios da Região Metropolitana.

Como explica a coordenadora do CRAVV, Regiane Colaço, a finalidade da campanha é que o Centro tenha sua ação referenciada por instituições que têm contato com essas vítimas. “Queremos que os profissionais desses equipamentos conheçam e indiquem o CRAVV a quem precisa de nosso atendimento”, destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário