A Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), por meio do Sistema Estadual de Museus, promove nesta segunda-feira (23) até domingo (29) a 7ª Primavera de Museus, com o tema: Museus, memória e cultura afro-brasileira. A programação inclui atividades em todos os museus do estado, e a palestra Desafios da história: a construção da memória da escravidão e do abolicionismo, que acontece no no Museu do Ceará, nesta terça-feira (24), às 14 horas.
A Primavera de Museus é parte da agenda anual do Instituto Brasileiros de Museus (IBRAM) e acontece sempre no início da primavera. O objetivo do evento é mobilizar os museus brasileiros a partir de um esforço de concentração de suas programações em torno da mesma temática.
Participam do debate no Museu do Ceará: Ana Amélia Rodrigues (Doutoranda em História Social pela Universidade Federal do Ceará), com o tema: Memórias em disputa: o negro e a abolição no Museu do Ceará; Jofre Teófilo (Doutorando em História Social pela Universidade Federal do Ceará), que abordará “”Algumas memórias, outras histórias: o motim dos pretos da Laura e a resistência negra no Ceará; e Patrícia Xavier (Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), com “O Dragão do Mar no Museu Histórico: memória nos objetos e na escrita da história”.
Serviço:
Data: 24 de setembro
Horário: das 14 às 17 hs.
Local: Sala Paulo Freire do Museu do Ceará – Rua São Paulo, 51 – Centro – Fortaleza
Nenhum comentário:
Postar um comentário