Está na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado uma proposta para atenuar o rombo contabilizado todos os anos nas finanças das famílias de estudantes: o custo de material e livros didáticos.
Um projeto do ex-senador Papaléo Paes permite ao consumidor descontar do imposto de renda o valor gasto com itens exigidos pelas instituições de ensino. O benefício valeria para o contribuinte que arca com a despesa, independente de ser o próprio aluno ou o pai do estudante, conforme matéria publicada na coluna de Lauro Jardim, de Veja.
Ao declarar o que desembolsou com o material, o consumidor poderia abater do imposto de renda até um terço do que deduz com educação. Na prática, de acordo com a tabela do IR, o teto de dedução com itens escolares para 2014 seria de R$ 1.125.
A regra vale para estudantes matriculados da pré-escola à universidade. Após a aprovação na sessão da CAE, o projeto ainda precisará passar pelo Plenário do Senado e pela Câmara, antes seguir para a sanção presidencial e virar lei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário