Foi assinado na manhã desta quinta-feira, 12, o convênio entre a Prefeitura de Iguatu e a Ordem Religiosa São Camilo, que passará a dirigir as ações no Hospital Regional de Iguatu.
Participaram da solenidade no auditório do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Iguatu(SAAE), o prefeito Aderilo Alcântara, o Presidente da Câmara, Bandeira Júnior, secretários municipais, vereadores, representando a secretaria de Saúde do Estado, Lilian Beltran e lideranças comunitárias, além claro, dos representantes da Ordem Camiliana.
Com a assinatura do convênio fica determinado que a partir de 1º de novembro, a unidade de saúde passará a ser dirigida pelos religiosos.
A equipe de reportagem do portal Iguatu.Net esteve acompanhando a solenidade e entrevistou o representante dos Camilianos, Padre Francisco, que falou sobre a assinatura do convênio.
“A população pode esperar que estaremos a partir de novembro trabalhando pela saúde de Iguatu e outros municípios da região, não será uma mudança rápida, é gradativa, sabemos das dificuldades, mas com um trabalho técnico iremos fazer uma gestão mais humana como é de praxe na nossa Ordem”, destacou.
Durante a entrevista, o representante dos Camilianos enviou uma mensagem para os funcionários do Hospital Regional de Iguatu, “ fiquem tranqüilos, todos que fazem atualmente o quadro de funcionários do HRI, queremos conhecer cada um deles e vamos ver a competência e a qualidade de cada um, não precisam ficar preocupados com nada, vamos fazer um acompanhamento técnico de todos e utilizar o potencial deste grupo da melhor maneira possível ”, afirmou o Padre Francisco.
Para o Secretário de Políticas Públicas de Saúde, Joab Soares, esta foi a culminância de um processo que teve início em 2011, “ antes deste momento, tivemos encontros com os prefeitos e secretários de saúde de outras cidades que utilizam o HRI, além de funcionários e médicos que atuam no hospital, além de lideranças comunitárias e empresários da cidade. Todos foram ouvidos e entenderam que a vinda da Ordem dos Camilianos irá beneficiar a todos. Fizemos como foi pedido em uma audiência pública, ouvimos todos os setores da sociedade e através do aval demonstrado, concluímos com a assinatura do convênio”.
Também foi criado um conselho que irá acompanhar o cumprimento do convênio, ele terá a obrigação de passar informações para o Conselho Municipal de Saúde. “O Hospital Regional chega aos seus 18 anos e na sua maior idade recebe este presente que é a gestão dos Camilianos. Além disto, estamos colocando em prática, os investimentos na reforma do HRI, como a compra de novos equipamentos. Destacamos também que neste convênio, todos os direitos trabalhistas dos servidores serão respeitados, aproveitando todos que atuam na unidade de saúde, mas tecnicamente com o seu verdadeiro potencial”, concluiu Joab Soares. Segundo o representante da saúde em Iguatu, a humanização do atendimento ao público foi uma determinação do próprio Ministério Público e com este pensamento foi realizado o convênio.
O presidente da Câmara Municipal de Iguatu, Bandeira Júnior, acompanhou a solenidade de assinatura do convênio, “ o poder legislativo de Iguatu aprova este acerto entre a Prefeitura de Iguatu e a Ordem dos Camilianos, a vinda desta entidade irá beneficiar não apenas Iguatu, mas todos os municípios que são atendidos pelo Hospital Regional de Iguatu. Iremos receber nos próximos dias, os representantes da Ordem Camiliana e da Secretaria de Saúde na Câmara Municipal para que explanem com detalhes o acerto deste convênio”,enfatizou.
O Prefeito Aderilo Alcântara falou para os internautas sobre o convênio, confira na TV Iguatu.Net:
Nenhum comentário:
Postar um comentário