O deputado Lula Morais (PCdoB) chamou atenção, nesta terça-feira (18/06), durante o primeiro expediente da sessão plenária, para a importância das manifestações realizadas ontem em diversas cidades brasileiras. “Parecia uma manifestação pontual, mas transbordou no significado dos fatores que levaram as pessoas para as ruas”, ressaltou.
Para o parlamentar, os protestos foram um grito de alerta para os diversos problemas sociais dos dias atuais. “As manifestações são fruto de administrações desastrosas, que geraram um acúmulo de problemas”, pontuou. Ele citou as demandas de melhoria na mobilidade urbana, tanto no transporte público como no privado, na saúde pública e no atendimento precário dos serviços públicos. “E não podemos deixar de fora a questão da corrupção”, enumerou, acrescentando ainda questões econômicas, como o aumento da inflação. Para o deputado, outro objetivo das manifestações foi fazer um contraponto com os recursos gastos com a Copa e não com educação e saúde. “Isso tem a ver com execução orçamentária”, apontou.
Lula Morais disse ainda que foi observada muita truculência nos protestos. “Não podemos deixar de escutar a voz nas ruas. Observamos um movimento progressista e reconhecemos a luta pelos direitos”, afirmou. O deputado lembrou que muitos brasileiros passaram a integrar uma classe com mais acesso social e que agora luta pelos seus direitos.
Em aparte, o deputado Dedé Teixeira (PT) disse que o momento é espetacular. “A democracia brasileira começa a se fortalecer”, declarou. “Os jovens se organizaram em grandes manifestações ordenadas, em várias cidades do País”, afirmou. O petista disse ainda que o País está passando por muitas transformações e abre-se um canal de discussão importante, em que a juventude está sabendo incorporar lutas de todo o Brasil.
Também em aparte, o deputado Ferreira Aragão (PDT) disse que a manifestação foi difusa. “Isso vai prejudicar o Brasil, porque os investidores internacionais estão vendo isso e não vêm para cá”, afirmou. Para o parlamentar, as manifestações foram “uma vagabundagem sem precedentes”.
O deputado Danniel Oliveira (PMDB) lembrou que Fortaleza sediou há alguns dias uma manifestação ordenada, sem nenhuma ocorrência, e fez com que o governador Cid Gomes fosse receptivo para escutar as pessoas. “É importante a juventude ir para rua e se colocar. O que não podemos deixar é que aconteça a baderna, como tem acontecido no Rio e em São Paulo”, disse.
Lula Morais encerrou dizendo que não chamaria 250 mil brasileiros de vagabundos. “A grande maioria estava com a vontade de se manifestar pacificamente. Poucos fizeram bagunça”, concluiu. ALECE
Nenhum comentário:
Postar um comentário