O ex-secretário de Cultura de São Paulo Marcos Mendonça foi eleito na manhã de hoje para a presidência da Fundação Padre Anchieta (mantenedora da TV Cultura), com 35 votos, em reunião do Conselho Curador da fundação. Participaram 46 de seus 47 membros. Houve seis votos em branco, dois votos nulos e três abstenções.
Mendonça era candidato único à substituição de João Sayad, cujo mandato termina no próximo dia 10 de junho. Ele já presidiu a fundação entre os anos 2004 e 2007 e disse à reportagem, durante o processo sucessório, que tem o objetivo de voltar à programação da TV Cultura para a conquista das classes C, D e E.
Sayad desistiu de tentar a reeleição ao tomar conhecimento da preferência do governador Geraldo Alckmin pelo nome de Mendonça, segundo pessoas próximas do processo sucessório.
O ex-secretário municipal de Cultura de São Paulo Carlos Augusto Calil manifestou intenção de se candidatar depois que um grupo de conselheiros se mostrou descontente com o processo de candidatura única. No entanto, Calil não obteve o apoio do número mínimo de conselheiros (oito nas categorias vitalício e eletivo) necessário para o registro de candidatura.
O orçamento da TV Cultura para 2013 é de R$ 194,2 milhões, segundo a assessoria da emissora. O advogado Belisário Santos Júnior foi reeleito para a presidência do Conselho Curador -também para um período de três anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário