O sistema do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sofreu dois ataques de hackers. Os episódios foram confirmados ontem pelo ministro da Educação, Aloizo Mercadante. O Enem alcançou recorde de procura neste ano, com 7.834.024 inscrições, encerradas anteontem.
Segundo o MEC, os ataques tiveram ligação com a lentidão do sistema na tarde de anteontem, mas não com a falha ocorrida na madrugada de domingo para segunda quando o site informou o encerramento do prazo para se inscrever antes do previsto. Na avaliação do ministro, os ataques não chegaram a provocar prejuízo. Segundo ele, o site teve 3 mil inscrições por minuto e 120 mil por hora.
Candidatos precisam pagar a taxa de inscrição, de R$ 35, até hoje. Ficam isentos os que concluírem o ensino média em 2013 em escola pública e quem tem renda familiar per capita igual ou menor a 1,5 salário mínimo.
Após a confirmação, o MEC terá o número exato de inscritos - em 2012, foram 5.971.290. As provas serão em 26 e 27 de outubro. O Enem é adotado como vestibular pela maioria das instituições federais de ensino superior. A nota ainda pode ser usada por instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos ou para Financiamento Estudantil.
O Estado de S. Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário