quinta-feira, 9 de maio de 2013

Eliane Novais cobra convocação de aprovados na primeira etapa de concurso da Polícia


Em pronunciamento durante o primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (09/05), a deputada Eliane Novais (PSB) solicitou que sejam convocados os candidatos aprovados na primeira fase do concurso para o cargo de inspetor de 1ª Classe da Polícia Civil do Estado do Ceará. A parlamentar explicou que, conforme o texto do edital, os 1.480 candidatos que obtiveram melhor pontuação estariam aptos a prosseguirem no concurso, no cumprimento da fase seguinte, no caso, o Curso de Formação Profissional (CFP).

Ao todo, o edital do concurso prevê 740 vagas para a inspetoria, e, conforme Eliane, 624 vagas já foram preenchidas. “Restam mais de 100 vagas para preenchimento, e os candidatos querem que se dê continuidade à seleção”, disse.

Eliane explicou que, no entanto, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Cel. Bezerra, teria declarado à imprensa que somente o número de candidatos correspondente às vagas restantes (no caso, 116 candidatos) seriam chamados para concluir a seleção, contrariando o que prevê o edital. “O edital diz que serão convocados até duas vezes o número de vagas. O Estado não poderia chamar apenas 116, até porque, com certeza, haverá desistências ao longo da formação”, argumentou.

Ela ressaltou que o fato está ligado à área de Segurança Pública, “uma área extremamente sensível em nosso Estado”. Ela alegou que a violência, “que chegou ao limite em nosso Estado, relaciona-se não apenas com o conceito de políticas de segurança que temos no Ceará, mas também com as dificuldades de infraestrutura das Polícias Civil e Militar”.

Eliane destacou, ainda, a importância da presença do Cel. Bezerra na Assembleia para discutir e esclarecer “não apenas a questão do concurso, mas a problemática da segurança no Ceará de um modo geral”. Ela solicitou que o próximo secretário a visitar a AL seja o de Segurança, “para que possa esclarecer para a população o que vai melhorar com as medidas e políticas que a Secretaria vem adotando”.

Em aparte, o deputado Fernando Hugo (PSDB) disse achar “estranho” o secretário não ter ainda comparecido à AL para prestar esclarecimentos. “Votamos aquele requerimento para que ele viesse conversar com a gente, mas a maioria governista achou por bem não trazê-lo”, lembrou. 

ALECE

Nenhum comentário:

Postar um comentário