A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou na tarde desta terça-feira (16) o reajuste da tarifa de energia cobrada pela Coelce, no Ceará. A tarifa das residências de baixa tensão será de 3,44%. Para as residência de tensão média, o reajuste é de 4,38%. Já para as indústria, a tarifa vai ficar 1,47%. As novas tarifas entrarão em vigor a partir de 22 deste mês para 2,9 milhões de residências nos 184 municípios do Ceará. Os valores estão sujeitos à confirmação antes da publicação no Diário Oficial da União.
Os percentuais aprovados de reajuste da distribuidora refletem a variação do IGP-M, índice previsto no contrato de concessão para mensurar a inflação no período, o aumento do custo dos Encargos de Serviços do Sistema (ESS) e os gastos que as distribuidoras tiveram com compra de energia, em especial a elevação do custo variável em função do aumento da geração térmica.
Para calcular os índices de reajuste, a Aneel considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do ano. O cálculo inclui custos da atividade de distribuição e gastos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.
G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário