segunda-feira, 4 de março de 2013

Vereadores de Iguatu intercedem pelos agricultores


A Câmara Municipal de Iguatu recebeu nesta semana, 26, os representantes da Agência o Banco do Nordeste do Brasil na cidade que participaram de uma audiência pública.
Durante quase quatro horas de sessão o gerente da agência, José Sudário Sobrinho Júnior que estava acompanhado pelo seu antecessor, Eugênio Augusto, ouviram as reclamações e explicaram para os vereadores e representantes de entidades que estiveram presentes na casa do povo iguatuense qual seria a solução para a liberação de crédito para os agricultores.
Produtores enquadrados no Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que foram afetados pela estiagem na cidade estavam insatisfeitos com a unidade de Iguatu devido a demora na liberação dos recursos, “ foi explicado para os representantes do BNB que os agricultores estão enfrentando uma seca histórica e que precisam urgentemente do apoio de todos, e neste caso a liberação e crédito através da agência do BNB de Iguatu”, disse o vereador Ronald Bezerra que foi o proponente da realização do encontro. 
As contratações dos financiamentos foram feitas por agricultores familiares que tinham até o dia 28 de fevereiro no âmbito do programa FNE-Seca a possibilidade de receber o benefício.  Os juros são de 1% ao ano e o prazo de pagamento é de 10 anos, com até três anos de carência. Este é um dinheiro oriundo do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), que se destinam à recuperação ou preservação de atividades em municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional.
Após ouvirem atentamente a insatisfação de todos os presentes, o gerente do Banco do Nordeste do Brasil, agência Iguatu, declarou que até a data, todos os agricultores que estivessem sem problemas de documentação iriam receber o crédito. “ Foi o que fizemos, liberamos até a data limite o benefício para aqueles agricultores que tiveram toda documentação aprovada, apenas explicamos no dia do encontro com os vereadores que a demanda é enorme e infelizmente não temos como atender a todos rapidamente, ficamos muitas vezes além do nosso horário para tentar resolver os problemas de muitos, mas é praticamente impossível”, disse  Eugênio Augusto.
O gerente José Sudário Sobrinho, destacou que a parceria com o município é forte através dos números apresentados na audiência pública, “ nos últimos seis meses, liberamos cerca de R$ 40 milhões de reais através de sete mil projetos, isto é a demonstração de que existe uma responsabilidade do nosso banco com Iguatu e região, e através destes encontros iremos aperfeiçoar as nossas ações para melhor atender a população”, finalizou.
Para o presidente da Câmara Municipal de Iguatu, este foi um encontro importante para a sociedade, “ ouvimos os reclames de uma categoria e trouxemos para o plenário o debate onde no final saíram ganhando todos, o BNB reconheceu que precisa melhorar o seu atendimento aos agricultores e com isto conseguiu liberar o máximo de crédito para eles como foi cumprido. Esta ação possui uma mensagem importante, pois a categoria, associação, sindicato que esteja precisando ser ouvido e apoiado nas suas necessidades poderá procurar os representantes do povo que estarão preparados para conseguir uma solução dos seus problemas, fazendo realmente o papel de um parlamentar”, destacou Bandeira Júnior.
Fonte: www.iguatu.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário