O deputado Antonio Balhmann (PSB-CE) viajou para a China nesta sexta-feira (01/03) a fim de conhecer projetos de energia solar e parceiros para fabricação de painéis fotovoltaicos. Balhmann revela que o futuro Parque Solar de Russas também deve abrigar uma fábrica de produção desses painéis, projeto ainda inédito no Brasil.
Balhmann, que já visitou a chinesa Yingli em 2008, época em que estava à frente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), ressalta o extraordinário esforço chinês no desenvolvimento de novas fontes energéticas: "Os projetos solares chineses estão se aproximando da "paridade com a rede”, que significa o ponto em que essa energia renovável seria produzida a um custo igual ou inferior ao da energia convencional".
Até o fim deste ano, o Ceará deve abrigar o maior parque de energia solar do País. Ao todo, devem ser investidos R$ 60 milhões para a instalação de uma potência de 10 megawatts (MW) em Russas pela Kwara – empresa cearense que conta com sócios brasileiros em São Paulo e dos EUA. Para a construção, deve utilizar 47 hectares, dos 450 hectares do terreno já adquirido. A área fica nas margens da BR 116 e fica a 11 Km das subestações da Companhia Energética do Ceará (Coelce) e da Companhia Hidrelétrica do Rio São Francisco (Chesf), nas quais deve lançar a energia gerada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário