sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Samu recebe novas ambulâncias e amplia área de cobertura no Ceará


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-CE) recebe sete novas ambulâncias que irão substituir unidades mais antigas. Em fevereiro o órgão deverá receber mais 18 unidades básicas e quatro UTIs móveis. O objetivo é renovar e ampliar a frota das vans.
De acordo com a assessoria, as novas ambulâncias já estão no pátio do Samu em processo de licenciamento e emplacamento. As ambulâncias antigas permanecerão como unidades de reserva da frota, que passa a contar com 50 veículos, sendo oito unidades avançadas (UTIs móveis).
Cobertura
Em fevereiro o Samu deverá receber mais 18 novas unidades básicas e quatro UTIs móveis, totalizando 22 novas ambulâncias. Com a frota de 72 ambulâncias, o Polo 1 do Samu ampliará sua cobertura para mais 32 municípios, que passa dos atuais 47 para 79 municípios. A exceção é Fortaleza, que tem Samu próprio.
Com a ampliação, o serviço dará cobertura à população de 2.928.885 habitantes dos 79 municípios, que representam 48,8% da população do Interior do Estado. A ampliação da cobertura se completará com a implantação do Polo 2, com cobertura de 1.554.685 habitantes de 55 municípios da macrorregião de saúde de Sobral, e do Polo 3, no Cariri, com cobertura de mais de 1 milhão e meio de habitantes de 49 municípios.
Atendimentos
O serviço realiza atendimentos de naturezas diversas, como a vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo, de ferimentos por armas brancas, de quedas, de choque elétrico, de afogamento e de intoxicação. Atende, ainda, pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio, de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e crises convulsivas e realiza atendimento pré-hospitalar de pacientes com insuficiência cardíaca e crise diabética.
Jangadeiro Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário