O município de Equador, a 269 quilômetros de Natal, está sem o fornecimento d'água desde o final de novembro de 2012. A informação é confirmada pela Secretaria de Administração da cidade. Ainda segundo o órgão, o abastecimento começou a ser realizado por carro-pipa nesta segunda (7). De acordo com a Prefeitura, os cerca de 6 mil habitantes estão sendo prejudicados. A região está em estado de calamidade pública devido à seca.
“A população está sofrendo sem ter água na torneira. O nosso açude secou, e a solução foi apelar para os carros-pipa”, declarou Júnior Alves, secretário de administração de Equador.
A Companhia de Águas e Esgotos do Estado (Caern) alegou que o abastecimento ficou comprometido por causa da estiagem. Sem chuva, o reservatório que abastece a cidade secou. “O açude Mamões secou e desde então o abastecimento foi diminuindo. Tanto que desde dezembro não estamos cobrando as contas de água na região”, afirmou Paulo Freire, da assessoria de comunicação da Caern.
A assessoria da Caern informou ainda que no dia 2 de janeiro a Prefeitura de Equador enviou um ofício para a companhia solicitando o fornecimento de carro-pipa. “O pedido foi atendido. Desde segunda, estamos enviando carros-pipa para o município”, enfatizou Paulo.
Segundo Júnior Alves, secretário de Administração de Equador, cinco carros-pipa estão abastecendo o município. “Cada bairro de Equador recebe um carro-pipa por dia. Além disso, consertamos duas bombas que estavam quebradas e compramos mais uma de reserva”, finalizou.
G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário