terça-feira, 9 de outubro de 2012
Movimento Outubro Rosa mobiliza municípios na luta contra o câncer
O Movimento Outubro Rosa Ceará 2012 reúne nesta terça-feira (09) gestores municipais para entrega de certificados e o fortalecimento da luta e ações contra o câncer de mama. O encontro acontece das 09 horas às 12 horas, no Hotel Mareiro (Av. Beira-Mar, 2380 - Meireles). Após a abertura e a exibição de um vídeo sobre a edição 2011 do Movimento Outubro Rosa no Estado, a coordenadora geral do Movimento, Valéria Escolástico Mendonça, fará a primeira apresentação com o tema “Conquistas na Saúde X Movimentos Sociais – performance do Ceará”. Com apoio da Secretaria da Saúde do Estado, o Movimento entregará certificados aos municípios participantes da edição 2011. Ao secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, o Movimento entregará o Mapa de Compromisso, com os municípios que participam ativamente da luta contra o câncer.
Durante todo este mês de outubro vários países estão com monumentos e prédios iluminados com a cor rosa mobilizando para a prevenção do câncer e o diagnóstico precoce da doença. Em Fortaleza, quem passa à noite pela Catedral da Sé e pelo aeroporto internacional Pinto Martins é atraído pela iluminação rosa. A fachada do Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará (IPC), unidade da Sesa, também está decorada nos tons rosa. Somente no mês de agosto, o IPC realizou 589 mamografias, 167 ultrassons de mama, 759 atendimentos com mastologistas e 61 punções e cirurgias.
Sobre o Câncer de Mama
O câncer é a segunda doença que mais mata no Ceará, fica atrás apenas do Acidente Vascular Cerebral (AVC). No sexo feminino, o câncer que provoca mais mortes entre as mulheres é o de mama, seguido de pulmão, estômago e colo de útero. Em 2010 morreram no Ceará 492 mulheres em consequência do câncer de mama, 99 delas na faixa etária de 40 a 49 anos, 108 entre 50 e 59 anos e 93 de 60 a 69 anos. A taxa de mortalidade por câncer de mama em 2010 ficou em 11,36 por 100 mil habitantes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário